sexta-feira, 12 de setembro de 2014

João Cândido o Herói do mar

Filho de escravos, mas João Cândido não nasceu numa senzala, ele nasceu numa choupana no interior do Rio Grande do Sul. Filho de João Cândido Felisberto e de Ignácia Felisberto, ambos com sua "liberdade" garantida por morarem em uma região relativamente afastada dos demais.

E João já nasceu numa grande época do Brasil, ele nasceu em 1880, que foi 9 anos após a lei que diz que todos os filhos de escravos viverão livres. Sua infância foi curta e logo aos 13 anos o mesmo foi enviado para a marinha brasileira (o que é comum com jovens de sua idade e condição social). E mesmo com 13 anos já era um revolucionário participou de batalhas importantes como a de Passo Fundo (RS) e esse foi um dos motivos que o levaram a entrar na marinha.

Após ser convocado para entrar na marinha Cândido só ingressou com 14 anos, e na mesma idade e nos anos seguintes ele se tornou um marinheiro cada vez melhor, viajou 3 continentes (America do Sul e Norte, Europa e África) E visitou muitas cidades famosas como em 1909 São Petersburgo na Russia, onde lá se inspirou com a revolta do encouraçado potemkin para a realização da revolta da Chibata no ano seguinte. E na sua trajetória como marinheiro J. Cândido relata nunca ter castigado com a chibata, mas entretanto foi um marinheiro muito "travesso" e diz ele ter sido posto na solitária diversas vezes, por mal comportamento e brigas, e em suas viagens conta que foi preso 15 vezes num total de 17 dias
João Cândido muitos anos após a revolta da chibata

Discriminado e perseguido pela Marinha até ao fim de sua vida, se recolheu no município de São João de Meriti, onde veio a se aproximar da Igreja Metodista do Brasil. Ali em sua casa passou mal e foi levado ao Hospital Getúlio Vargas, na capital do estado do Rio de Janeiro, onde viria a falecer de Câncer, pobre e esquecido, em 6 de dezembro de 1969, aos 89 anos de idade.
Estátua em sua homenagem no Rio de Janeiro

0 comentários:

Postar um comentário